quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como criar um Portfólio bonito, profissional e gratuito

Por Márcia Santos

Um profissional, de qualquer área de atuação que for, precisa ter um bom portfólio com informações úteis como quem é, o que faz, o que já fez e como te encontrar, para apresentar a seus clientes em potencial e, também, aos atuais clientes.

Montar um portfólio é tarefa que, depois de iniciada, não termina jamais, pois a tendência é continuar desenvolvendo projetos e incrementando a “carteira de jobs” que se tem.

Ter um portfólio serve, primariamente, para mostrar aos clientes o que você já fez e como anda a evolução de sua qualidade de trabalho e se você se adapta às tendências de sua área de atuação e do que é capaz.

Muitos designers iniciantes e também alguns experiente, possuem portfólios amadores, sem um bom layout, mal organizados, com cores que saltam aos olhos, muitas vezes em um blogger da vida, enfim, que não mostram realmente o que tem que ser mostrado, a qualidade e profissionalismo do seu trabalho.

O professor, arquiteto e diretor de arte Andre Wander dá dicas importantes para se fazer um bom portfólio:

_ No portfólio digital, a apresentação pode ser seu cartão de visita, ela pode fazer o diretor de criação ver os seus trabalhos ou arremessar seu cd pela janela.

Para isso é importante levar em consideração as seguintes dicas dadas por ele:

01. Deve-se ter a preocupação de criar páginas que são acessíveis. Os vídeos deverão estar em formato swf ou wmv .

02. Tenha em mãos também um cd com seus trabalhos. Hoje é possível encontrar cds com formato de cartão de visita, nada melhor do que colocar seu portfólio em um desses.

03. Tenha sempre um portfólio impresso para o caso de eventuais imprevistos.

04. Não faça apresentações demoradas, tente surpreender.

05. Portfólios criativos não salvam trabalhos ruins.

06. Não coloque dados irrelevantes como RG, CPF, nº da carteira de trabalho ou pretensão salarial. A formação acadêmica pode ser citada pois pode dizer o tipo de informações teóricas que você carrega.

07. Não diga que determinado trabalho é "apenas" seu quando não o fez sozinho. Coloque o nome dos participantes. Honestidade é peça fundamental nos dias de hoje.

08. Se você possui a idéia e não a técnica, procure um profissional que possa lhe ajudar com o que realmente quer mostrar.

09. Caso seja um redator, os textos dos seus anúncios devem ser legíveis. Cada atuação terá seu grau de avaliação.

10. Se você tiver alterações de fotografias que implicam em deixar a pessoa mais bela, evite utilizá-las como trabalho para poupar constrangimentos à pessoa.

Pessoas munidas de boas técnicas e dominadores de ferramentas nós encontramos aos montes. O difícil é encontrar bons criadores.“

Se você ainda não tem um portfólio legal ou está sem idéia do que fazer para ter um, apresento abaixo algumas ferramentas para essa finalidade, construir um portfólio bonito, funcional e profissional.

E o melhor, todos são gratuitos!

Deviantart - http://www.deviantart.com/


Carbonmade - http://carbonmade.com/

Freela - http://www.freela.com.br/

Designup - http://www.designup.pro.br/

Coroflot - http://www.coroflot.com/


Krop - http://www.krop.com/creativedatabase/


Voodoochilli - http://www.voodoochilli.net/


FigDig - http://figdig.com/


Cicfolio - http://www.clicfolio.com/

Aqui outros sites que também dão umas dicas legais para a hora de montar seu portfólio:

http://www.designflakes.com.br/dicas-para-criar-um-bom-portfolio/

http://carreirasolo.org/respostas/como-montar-um-portfolio

Nenhum comentário:

Postar um comentário