segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rio Comic Con

por André Luiz Nunes



Após 17 anos cidade volta a receber grande evento de histórias em quadrinhos

Palco de duas grandes bienais de quadrinhos, em 1991 e 1993, após 17 anos a cidade do Rio de Janeiro volta a sediar um evento de histórias em quadrinhos e cultura pop de porte internacional. O Rio Comic Con, que teve como tema a vida urbana, ocorreu entre os dias 9 e 14 de novembro, na antiga estação Leopoldina, São Cristovão. Oficinas, palestras e, principalmente, debates discutindo o futuro dos quadrinhos e os quadrinhos autorais marcaram o evento. Entre os convidados, dois consagrados quadrinistas foram os destaques da programação: o italiano Milo Manara e o inglês Kevin O’Neill.

Manara, é conhecido pelo traço realista e pelos enredos eróticos que cria há quase 40 anos, como Os Bórgia e a série Click. Já O’Neill, consagrou-se como o ilustrador da Liga Extraordinária, história escrita pelo também inglês Alan Moore. Uma das representantes femininas com destaque no mundo dos quadrinhos, praticamente dominado por homens, está a americana Melinda Gebbie, co-autora com o marido Allan Moore, responsável pelo roteiro e diálogos de Lost Girls, um quadrinho erótico que faz alusão a três grandes personagens femininas da ficção: Alice, de Lewis Carrol, Dorothy, de O Mágico de Oz e Wendy, de Peter Pan. Entre os brasileiros, os destaques são os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, Allan Sieber, Andre Dahmer, Arnaldo Branco, Angeli, Maurício de Souza e Lourenço Mutarelli.

Promovido pela Casa 21, conhecida já dos leitores e fãs de quadrinhos por ser promotora do FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte). O Rio Comic Con adotou uma fórmula diferente e novidades em relação ao FIQ, segundo Roberto Ribeiro, um dos organizadores da Casa 21, como, por exemplo, a transmissão pela internet dos principais eventos. Ribeiro explica que a escolha do nome não implica em um enfoque em super-heróis – como é a San Diego Comic Con. “O nome foi selecionado para facilitar os convites aos autores internacionais e o evento se baseará nos moldes de convenções como a Napoli ComiCon e o Comica, de Londres”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário