terça-feira, 19 de outubro de 2010

NERDS, GEEKS OU FREAKS?

por André Luiz Nunes

Escolha já o seu nerd

Eles estão em livros, filmes, séries de TV, músicas, vídeos na internet, em milhares de sites e blogs espalhados na internet, possuem convenções só para eles. Dizem que vão conquistar o mundo e podem estar entre seus amigos, família, ou mesmo do seu lado neste exato momento. Mas afinal quem são os nerds?

A expressão nerd não possui uma origem precisa. Em uma versão a palavra derivaria de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), onde era atribuída aos indivíduos que trabalhavam no laboratório de tecnologia, que eram dados a passar noites em claro nas suas pesquisas e estudos. Outra possível origem da palavra vem do hábito de alguns estudantes do MIT (Massachussets institute of technology ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts; em português) de chamar alguns alunos de "knurd" (a palavra vem de "drunk", bêbado em inglês, escrito ao contrário). Fazendo uma clara analogia inversa em relação aos alunos que preferiam ficar em casa estudando ao invés de ir para festas e ficarem bêbados.

Inicialmente a expressão nerd possuía conotação pejorativa, e era usado em relação às pessoas com inteligência geralmente acima da média, com alguma dificuldade em se relacionar socialmente. Atualmente, no entanto, o termo nerd vem sendo usado por grupos relacionados a interesses específicos como forma de se identificarem. Dessa forma, existem uma série de 'sub-grupos' de nerds como os Geeks, que se interessam por tecnologia, ciência e informática; os Gamers, os fanáticos por vídeo games; Cards Gamers, os jogadores de Cards Games (Yu-Gi-Oh, Magic, Pokemon); os RPGistas, os jogadores de Role playing games (RPG – um jogo de interpretação onde se utilizam fichas e dados); o Fandom (fan kingdom), um grupo caracterizado por ser fã de uma obra específica como ‘O Senhor dos Anéis’ ou ‘Star Wars’; os Fanboys, fâs de histórias em quadrinhos de super-heróis; os Otakus, fãs de mangás e animes, entre tantos outros. O nerd não é sempre o mais inteligente ou esperto, mas aquele que se interessa por assuntos, desde conhecimentos em geral à desenhos e séries de ficção científica, que são ignorados pela maioria.

Em sua escalada para dominação mundial os nerds já invadirão várias mídias sem que você sequer se percebesse. Além de toda a filmografia de interesse dos nerds, de adaptações de livros e histórias em quadrinhos aos mais diversos tipos de ficção, existe todo um filmografia sobre os nerd. Filmes como “O Professor Aloprado” (1963), “A Vingança dos Nerds” (1984) e mais recentemente filmes como “Superbad” (2008) o “Fanboys” (2009), mostram que o tema nunca saiu de moda. Isso é claro, sem contar séries como “The Big Bang Theory”, onde acompanhamos o dia de dos nerds nos EUA ou mesmo “Chuck”, uma espécie de nerd-agente secreto.

E como não fosse o bastante os nerds possuem eventos capazes de reunir fãs do mundo inteiro, junto com seus atores, escritores e desenhistas favoritos para trocarem suas experiências. Entre elas as mais famosas são a San Diego Comic-Com um evento que ocorre durante quatro dias no verão em São Diego, Califórnia, Estados Unidos, no San Diego Convetion Center. Originalmente o evento abordava apenas revistas em quadrinhos, por isso o ‘comic’ do nome do evento. Mas com o passar dos anos a convenção se expandiu e começou a incluir ficção científica, filmes e séries de televisão, além de alguns elementos da cultura pop como animes, mangás, animações, brinquedos, videogames, e livros de fantasia como Harry Potter e outros. Outro evento muito famoso entre a comunidade nerd é o World Cosplay Summit ou simplesmente "WCS" é um campeonato mundial de cosplay (costume play ou brincar de se fantasiar, no caso dos personagens de suas séries e jogos favoritos) do qual o Brasil é o único bicampeão. O evento é realizado pela empresa Yamato e oferece desde inúmeros prêmios aos participantes, desde motos a dinheiro.

“Eu sempre fui nerd, desde de pequenininho”, é o que diz Alexandre Ottoni, criador do site ‘Jovem Nerd’. “Uma vez, quando eu ainda estava na escola, nos tempos de Ninja Gaiden (jogo de Super Nintendo). E na época não tinha como salvar o jogo, tinha que aerar ele de uma vez só. Na segunda-feira fui contar para o meu amigo que tinha zerado o Ninja Gaiden no final de semana, nisso chegou o cara que era ‘o jogador de bola marombeiro” e disse: ‘Já falando de vídeo-game a essa hora da manhã?’ Na época realmente me senti culpado por isso”, conta Alexandre. “Hoje vejo como esse tipo de atitude é sem propósito. Não há nada melhor do que compartilhar as coisas que você gosta com seus amigos e ser nerd é isso”.

O mundo nerd cresce a cada dia, em parte graças às facilidades trazidas pela internet, como fóruns e o rápido compartilhamento de conteúdo. Fórums permitem que pessoas de interesses comuns se encontrem, discutam e formem suas próprias comunidades. E cada vez mais as pessoas te orgulho em dizer, sem os preconceitos do passado, ‘eu sou nerd’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário