quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A reforma do ENEM

por Denise Homem

O ENEM 2010 fará parte do processo seletivo de grande parte das universidades federais, além de ser utilizado para a seleção dos bolsistas do Prouni e também substituir o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos na certificação de conclusão do ensino médio. Apesar de valer como fase única para algumas instituições e como 1ª fase para outras, o novo modelo ainda está em fase experimental.

Substituir o vestibular pelo Enem é uma tentativa do MEC de reformular o currículo do ensino médio porque o atual sistema de seleção privilegia a "decoreba" ao invés de estimular o desenvolvimento do senso crítico e do raciocínio, segundo o ministro Fernando Haddad. Os irmão Antonio Fernando Freitas e Sheila Freitas comemoram as mudanças. Ambos tem o ensino médio completo já há alguns anos, mas como não tem opções de cursos do pré-vestibular comunitário próximos às suas residências e não podem pagar pelos outros cursinhos, enxergam nesse sistema uma democratização na forma de ingresso. “Agora posso concorrer com quem teve uma formação melhor que a minha e ter chances reais de passar, só lamento que as provas da UFRJ e UFF sejam em dias consecutivos, nesse aspecto ainda é muito cansativo”.

A reformulação do Enem e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais, dá às instituições autonomia de escolha na forma de utilização do novo exame, entre as seguintes opções:

1. Como fase única pelo sistema de seleção unificada (SISU) on-line;

2. Como primeira fase;

3. Combinado com o vestibular da instituição;

4. Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Serão quatro provas objetivas com quarenta e cinco questões de múltipla escolha e uma redação.


Para a certificação em nível de conclusão de ensino médio, os candidatos devem ter 18 (dezoito) anos completos na data de realização da primeira prova do Enem 2010 e atingir, no mínimo, 400 pontos em cada prova e 500 pontos na redação.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em Campos dos Goytacases é a única no estado do Rio de Janeiro a adotar o integralmente SISU, mesmo com a polêmica do roubo das provas do ENEM em 2009. Com mais de 93% do total de suas vagas preenchidas no último ano, o reitor Almy Júnior justifica o fato: “O vestibular nacional democratiza o acesso ao ensino superior e oferece uma pauta para a melhoria da qualidade do ensino médio na rede pública em todo o país”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário