quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Visite a Europa sem sair da América

Por Bruna Regis Iannelli

Famosa pelos alfajores, sorvetes e doces de leites, Buenos Aires é uma tentação para os brasileiros que querem se divertir e passear não tão longe de casa.

A cidade foi erguida aos moldes das cidades turísticas da Europa. A arquitetura dos prédios, os parques e as grandes avenidas e até mesmo o estilo das pessoas são muito similares com as da França.

A chegada de turistas brasileiros a Buenos Aires aumentou 50% em janeiro de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Gabinete de Migrações do principal aeroporto da Argentina. A entrada de turistas na Argentina cresceu 84,2 por cento em julho de 2010, na comparação anual, para 236.571 visitantes, conforme dados do governo daquele país. Os brasileiros responderam por 43,4 por cento deste total. A medição oficial é feita sobre a base de entrada e saída de pessoas pelos dois principais aeroportos internacionais do país, Ezeiza e Jorge Newbery, que representam aproximadamente 50 por cento do movimento turístico.

O gasto dos turistas internacionais que visitaram a Argentina atingiu 281,6 milhões de dólares, uma alta expressiva de 67,5 por cento em relação a julho de 2009.

Depois dos brasileiros, o "restante da América" representou a segunda categoria com maior número de entradas, com aumento de 18 por cento, e a Europa, com alta de 15,5 por cento. O gasto diário médio dos turistas na Argentina foi de 106,6 dólares em julho. O câmbio favorável e as múltiplas opções que a Buenos Aires e o resto do país oferecem são as principais razões que atraem os visitantes na hora de decidir seus destinos turísticos.

Dicas

O melhor lugar para comprar pesos é logo na chegada a Buenos Aires, ainda no aeroporto, onde há uma agência do Banco La Nación e a casa de câmbio Global Exchange.

Para se dirigir ao hotel, existe um transporte da empresa Manuel Tienda Leon. A passagem pode ser comprada na área de desembarque e custa 45 pesos. O ônibus vai até a Plaza San Martin, mas no caminho para em vários pontos da cidade.

É preciso tomar cuidado ao trocar o dinheiro para não receber moedas fora de circulação, como o AUSTRAL, PATACON e LECOP.

As casas de shows de tango oferecem transporte gratuito, bem como os shoppings centers. Na própria recepção do hotel é feito o contato solicitando o serviço.

Há alguns ônibus de city tour, com tarifa de 25 pesos. Vale a pena! O circuito dura 45 minutos, com doze paradas.

Uma curiosidade em Buenos Aires é a vida noturna. Ao contrário de outras cidades, que ao anoitecer ficam desertas e sombrias, Buenos Aires ferve. O jantar é só depois das 22h, e os restaurantes ficam cheios madrugada adentro.

Os melhores restaurantes da cidade ficam no Puerto Madero. A comida é ótima e de segunda a sexta-feira são servidos "Menus Executivos" ao preço de 35 pesos.

Depois de um bom jantar, vale passear pelo porto, conhecer a Ponte de la Mujer e admirar o luar tomando um sorvete Freddo.

Os cafés estão por toda parte e são obrigatórios, como o Café Tortoni, o Café Florida, La Biela ou o Café de La Paix.

As casas de tango oferecem pacotes a 350 pesos por pessoa, incluindo um jantar e o show.

Passeios

Tren de La Costa; Museu Evita Perón; Museu Carlos Gardel; Parque Palermo, onde se encontra o Zoológico, um Jardim Japones e muito espaço ao ar livre.

Na Recoleta, pode-se visitar a Basilica Del Pilar, Centro Cultural, Buenos Aires Design, Biblioteca Nacional e o Museu de Arte Moderna

La Boca é um bairro onde se encontra o famoso estádio La Bombonera e o Caminito, um museu ao ar livre.

Na Plaza de Mayo estão a Casa Rosada, o Congresso Nacional e a Basílica. A praça é o centro de boa parte da história portenha.

A avenida 9 de Julio, considerada a maior do mundo, possui um Obelisco, onde todo turista tem que bater o ponto.

Os Outlets da Avenida Córdoba costumam ficar lotados de turistas por causa das promoções de artigos importados.

Em San Telmo há uma feira de antiguidades que acontece apenas nos domingos. Vale a pena começar o passeio sentando no banquinho da estátua da Mafalda, que fica na esquina das calles Defensa e Chile.

Outro ponto imperdível é a Livraria El Ateneo, a maior da América Latina, e uma das mais bonitas do mundo. Fica na Av. Santa Fé, 1860. Ela fica dentro de um antigo teatro, cujo palco virou um agradável café.

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

SETEMBRO/2010

TÉCNICA DE REPORTAGEM

PROFESSOR SANDRO TEBALDI

ALUNA: BRUNA REGIS IANNELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário